Matrimônios em nossa Paróquia
Vejamos...O que é para nós, católicos, o Sacramento do Matrimônio? O Código de Direito Canônico (livro de leis da Igreja Católica) no cânon 1055§1 diz que “a aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e a geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de Sacramento por Cristo Senhor”.
Esse Sacramento de Amor entre o homem e a mulher fundamenta-se, então, na união de Cristo com a sua Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor que Cristo ama a sua Igreja, isto é, leva a perfeição o amor humano dos esposos, consolidando-os na indissolubilidade e na comunhão da santidade a qual todos somos chamados. Normas internas para que o casamento seja realizado em nossa Paróquia de Trancoso.
A celebração do Matrimônio Religioso, embora deva ser uma verdadeira festa tanto para os noivos como para as suas famílias e convidados, seja, contudo, uma festa religiosa, e não com características simplesmente sociais. Tudo na celebração deve criar este ambiente festivo que convide os presentes a uma participação digna e respeitosa na Sagrada Liturgia. Diante disso, para que não haja nenhuma dúvida acerca dos preparativos do Matrimônio, apresentamos as seguintes orientações:
O agendamento de data e horário deve ser feito diretamente com a Secretaria Paroquial através do Formulário abaixo.
Recordamos: antes de agendar qualquer compromisso com pousadas e hotéis, cerimoniais e assessoria, certifique-se da disponibilidade das datas da Paróquia, para que não haja nenhum imprevisto desagradável Nossa Igreja Matriz está localizada numa região litorânea, exatamente no Quadrado. É um lugar rústico e encantador. Diante disto, algumas pessoas acham que podem casar vestidos de com bermudas, shorts, camisetas regatas, e outros vestuários que não são apropriados para a ocasião. Não nos esqueçamos a Igreja é Casa de Deus, portanto, Lugar Sagrado. A roupa identifica o nosso respeito e reverência no lugar que Deus escolheu para ser cultuado e adorado! Então… não é permitido o uso desse tipo de vestuário por parte dos noivos ou de qualquer outra pessoa que participar do casamento. Também não é permitida a entrada com animais de “estimação” durante a solenidade. Atraso dos Noivos e Convidados.