Casamentos

Matrimônios em nossa Paróquia

Normas

Apresentamos alguns esclarecimentos no que diz respeito aos matrimônios em nossa Paróquia. Estas orientações são necessárias para que tudo decorra da melhor forma possível diante de um acontecimento tão lindo e importante como o vosso casamento e, também, para que esta data se torne inesquecível! Vejamos...O que é para nós, católicos, o Sacramento do Matrimônio? O Código de Direito Canônico (livro de leis da Igreja Católica) no cânon 1055§1 diz que “a aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e a geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de Sacramento por Cristo Senhor”. Esse Sacramento de Amor entre o homem e a mulher fundamenta-se, então, na união de Cristo com a sua Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor que Cristo ama a sua Igreja, isto é, leva a perfeição o amor humano dos esposos, consolidando-os na indissolubilidade e na comunhão da santidade a qual todos somos chamados. Normas internas para que o casamento seja realizado em nossa Paróquia de Trancoso

A celebração do Matrimônio Religioso, embora deva ser uma verdadeira festa tanto para os noivos como para as suas famílias e convidados, seja, contudo, uma festa religiosa, e não com características simplesmente sociais. Tudo na celebração deve criar este ambiente festivo que convide os presentes a uma participação digna e respeitosa na Sagrada Liturgia. Diante disso, para que não haja nenhuma dúvida acerca dos preparativos do Matrimônio, apresentamos as seguintes orientações:
O agendamento de data e horário deve ser feito diretamente com a Secretaria Paroquial através do Formulário abaixo.

Recordamos: antes de agendar qualquer compromisso com pousadas e hotéis, cerimoniais e assessoria, certifique-se da disponibilidade das datas da Paróquia, para que não haja nenhum imprevisto desagradável Nossa Igreja Matriz está localizada numa região litorânea, exatamente no Quadrado. É um lugar rústico e encantador. Diante disto, algumas pessoas acham que podem casar vestidos de com bermudas, shorts, camisetas regatas, e outros vestuários que não são apropriados para a ocasião. Não nos esqueçamos a Igreja é Casa de Deus, portanto, Lugar Sagrado. A roupa identifica o nosso respeito e reverência no lugar que Deus escolheu para ser cultuado e adorado! Então… não é permitido o uso desse tipo de vestuário por parte dos noivos ou de qualquer outra pessoa que participar do casamento. Também não é permitida a entrada com animais de “estimação” durante a solenidade. Atraso dos Noivos e Convidados.