Batismo

O Batismo é o primeiro sacramento e fundamento da vida cristã. Este ritual sagrado marca o nascimento espiritual do indivíduo na fé cristã, sendo considerado a porta de entrada para os demais sacramentos. Através da água benta, símbolo de purificação, o batizado é acolhido na comunidade cristã e recebe o perdão do pecado original.

No decorrer da cerimônia, o sacerdote invoca a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), abençoando o batizando e selando sua adesão à fé. O Batismo não apenas liberta do pecado, mas também incorpora o indivíduo ao corpo de Cristo, a Igreja. A importância desse sacramento é destacada como o ponto inicial da jornada espiritual, sendo a base para a vivência dos demais ensinamentos cristãos.

Os símbolos presentes no Batismo, como a água, o óleo santo e a veste branca, carregam significados profundos, representando purificação, unção do Espírito Santo e a nova vida em Cristo. Ao longo da história da Igreja Católica, o Batismo permanece como um rito fundamental, unindo os fiéis na fé e fortalecendo a comunidade cristã.

Para a realização do batismo são necessários os seguintes documentos:

Documentos Batismo:

1. Certificado de preparação para batismo (de pais e padrinhos).
  2. Documento de identificação dos pais e padrinhos (RG, CNH ou CPF).
  3. Certidão de nascimento da criança.
  4. Certidão de casamento religioso católico dos padrinhos (Caso os padrinhos sejam solteiros.
  5. apresentar a certidão de batismo pessoal).
  6. Transferência para batismo em outra paróquia.

AGENDAMENTO DE BATISMO:
A solicitação de disponibilidade e agendamento do batismo em nossa Paróquia deverá ser feito diretamente com a Secretaria Paroquial pelo Formulario abaixo